Emprego Setor Privado
Os dias prósperos não vêm por acaso; são granjeados, como as searas, com muita fadiga e com muitos intervalos de desalento.
Os dias prósperos não vêm por acaso; são granjeados, como as searas, com muita fadiga e com muitos intervalos de desalento.
Camilo Castelo Branco
Ao procurar emprego no setor privado deve levar em consideração que existem funções desempenhadas em contexto militar que poderão não ter uma correspondência directa com a sociedade civil. Se for esse o seu caso deve pensar em frequentar formação profissional para que possa ganhar novas competências e abordar o mercado de trabalho com sucesso.
A melhor fonte de informação sobre o mercado de trabalho são os anúncios de emprego.
As entidades empregadoras civis não são obrigadas a perceber de Tropa.
Se descrever as suas funções com uma linguagem demasiado militar poderá ser excluído do processo de seleção. Por isso, independentemente das funções que desempenha ou que desempenhou na instituição militar, deve ter especiais cuidados na elaboração do seu currículo para que as entidades empregadoras percebam claramente o que andou a fazer durante a prestação do seu serviço militar.
- O seu currículo deve ser claro, de fácil compreensão e leitura.
- Evite a utilização de siglas militares.
- Descreva a sua experiência militar indicando claramente o seu cargo e as actividades que desempenhou neste.
- Existem determinadas especialidades que não revelam nada a um civil sem experiência militar (por exemplo: Taifa, Quarteleiro, Apontador Light Gun, Auxiliar de Percursor Aeroterrestre, Paraquedista, Registador, etc).
- Procure familiarizar-se com os termos utilizados na sociedade civil para descrever as suas funções e adote-os na elaboração do seu currículo.
- Faça vários currículos e em vários formatos,
- Pergunte aos seus amigos e conhecidos se percebem o que está escrito no seu currículo.